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Currículo mínimo - 2º bimestre
Eixo: Poesia no barroco / tirinha e charge
LEITURA
- Relacionar os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural da época. (capítulo 9)
- Identificar o jogo de palavras do Cultismo por meio da utilização das figuras de linguagem. (idem)
- Reconhecer o Conceptismo nas estratégias de persuasão do sermão religioso barroco. (idem)
- Reconhecer a intertextualidade na referência à tradição medieval e humanista no barroco. (capítulos 3, 4, 5 e 6)
- Identificar o humor na charge e na tirinha. (charges já trabalhadas no bimestre anterior)
- Identificar na charge a relação entre o texto e o contexto político, histórico e social, analisando a ideologia subjacente no gênero. (interpretação)
- Reconhecer na charge a presença de estereótipos, clichês, referências culturais e discursos sociais. (interpretação)
USO DA LÍNGUA
- Apresentar figuras de linguagem (capítulo 14 - Já vimos metáfora, antítese, hipérbole, paradoxo e prosopopeia)
- Identificar figuras de linguagem como antítese e paradoxo nos poemas barrocos. (idem)
- Identificar problemas gerais de língua culta: homônimos, parônimos, sinônimos, antônimos, uso dos porquês. (capítulo 16)
- Identificar efeitos de sentido produzido pelo uso de pontuação. (idem)
- Introduzir conceitos de coesão (referencial e sequencial) (capítulo 19)
- Identificar mecanismos de coesão referencial. (idem)
PRODUÇÃO TEXTUAL (Esta etapa será trabalhada de acordo com a opção didática do professor)
- Produzir uma charge e tirinha a partir de um acontecimento recente, utilizando os recursos humorísticos estudados.
- Produzir um poema parodístico de um poema barroco (lírico, satírico ou religioso).