Português


Resumo ou resenha? Qual a diferença? Leia os dois textos a seguir e reflita sobre as diferenças entre eles:

 

TEXTO 1

 

TEXTO 2

A Carta de Pero Vaz de Caminha

 

 

Escrita em 1500 e datada de primeiro de maio, a carta de Pero Vaz de Caminha (também conhecida como a Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil) é um texto muito importante, considerado o documento fundador da história do nosso país, uma espécie de documento de batismo da nossa terra. Podemos afirmarr que é o primeiro olhar de um estrangeiro acerca do que havia no território que viria a se tornar o Brasil.

Pero Vaz de Caminha era escrivão a bordo das caravelas de Cabral e acabou por ser o cronista da nova colônia. Coube a ele a árdua tarefa de criar a primeira descrição da terra desconhecida e narrar o encontro de culturas muito diferentes entre si. Era necessário realizar uma descrição detalhada de absolutamente tudo o que se via: fauna, flora, comportamento dos nativos, curiosidades da região.

Sob um ponto de vista profundamente ocidental e eurocêntrico, Caminha narra o encontro com os nativos da terra, descrevendo-os minuciosamente e classificando-os como selvagens diante das diferenças culturais observadas. Ademais, considerando ser oriundo de um país profundamente católico, na carta o autor deixa evidente que existiria uma suposta missão moral e religiosa que os europeus teriam de catequizar os índios. No que diz respeito à descrição da terra, o escritor manifesta seu encantamento com a imensa riqueza e beleza natural da nova colônia,  demonstrando uma visão paradisíaca da terra que viria a ser conquistada pelos portugueses.

Embora tenha sido escrita por um português, A Carta é considerada o primeiro texto literário brasileiro e, apesar de conter uma série de informações técnicas como datas e responsabilidades da navegação, pode-se observar que o autor não se limitou a apenas registrar e contabilizar os fatos da viagem. Há passagens nas quais podemos notar o uso da forma literária, caracterizada por uma linguagem permeada por metáforas que desconstroem o real significado das palavras. Além da simples descrição objetiva, é possível notar momentos de subjetividade, provavelmente um resultado da emoção de quem vê algo novo pela primeira vez. Trata-se de um diário diferente dos diários de viagem habituais, pois apresenta elementos de uma crônica e características estilísticas da Literatura de viagem do Quinhentismo, nome dado às manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI.

É interessante ressaltar que o escrito original de Pero Vaz de Caminha ficou perdido durante mais de três séculos e só foi reencontrado em 1839. E para quem tiver interesse em conhecer o primeiro texto da literatura brasileira, uma cópia pode ser acessada gratuitamente na internet no link  https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17424

 

 

Adaptado de https://www.culturagenial.com/carta-pero-vaz-de-caminha/

e https://escolakids.uol.com.br/portugues/carta-de-pero-vaz-de-caminha.htm